O que é Endodontia e os riscos para saúde
A Endodontia é a especialidade da Odontologia que diagnostica e trata dos problemas da polpa dentária.
Não podemos esquecer que o dente é um órgão complexo. Uma parte desse sistema é composta pela polpa, que por sua vez, é subcomposta por nervos, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos.
A dor do canal dentário é sempre incômoda e dolorosa. Ocorre que a vasodilatação eleva o volume sanguíneo no interior da polpa causando inflamações, chamadas pulpites. Entretanto, o grande risco para a saúde não estão nas inflamações, mas no processo seguinte de infecção e necrose. Por isso o CEMOI tem a melhor equipe para tratar da sua saúde bucal em Brasília.
O risco para doenças coronarianas
No início do século passado, o pesquisador William Hunter alertou a comunidade científica sobre a relação entre a doença sistêmica e a saúde bucal. Anos depois, Frank Billings e Edward Rosenow comprovaram que as bactérias encontradas na boca e nos seios paranasais são as responsáveis por uma série de doenças sistêmicas, como exemplo, a endocardite infecciosa.
Os riscos para doenças coronarianas estão relacionados a um processo infeccioso, localizado ou generalizado, promovido pela disseminação de microrganismos através do sistema sanguíneo e linfático.
Quando temos um problema na polpa do dente e ele não é solucionado ou parcialmente resolvido, observa-se a formação de doenças nos tecidos periapicais (tecidos que circundam o final das raízes dos dentes). Em estágio avançado formam abscessos, causam osteomielite, sinusite, problemas neurológicos e cardíacos.
Testes estatísticos revelaram que há correlação entre o número de doenças periapicais diagnosticadas por ano e o risco para doença coronariana entre pacientes estudados. Confirmaram ainda, a relação positiva entre infarto agudo do miocárdio com estado dentário desfavorável nesses pacientes.
A resposta ao tratamento
Um tratamento de canal não ocorre apenas pela presença da pulpite, mas também em situações de trauma e cáries profundas. Lembre-se, o maior perigo está na evolução da doença endodôntica quando há presença de focos infecciosos elevando o risco do agravo das doenças sistêmicas.
O tratamento moderno consiste, além da remoção da polpa dentária a eliminação completa das bactérias na região infectada utilizando a terapia fotodinâmica intracanal (leia mais sobre Laserterapia).
Em relação ao tratamento convencional, auxilia na eliminação da dor transoperatória, acelera o processo de cicatrização tecidual e reduz o uso de anestésicos.
Benefícios de tratar o canal dentário no CEMOI
Os benefícios de se fazer o tratamento do canal dentário com terapia fotodinâmica:
- Eliminação dos focos infecciosos orais de origem endodôntica;
- Redução da dor transoperatória;
- Aceleração do processo de cicatrização;
- Redução do uso de anestésicos;
- Diminui o risco de infecção secundária sistêmica; e
- Melhora do quadro clínico, estado emocional e atividades diárias.
Artigo científico:
Infecção endodôntica como fator de risco para doença coronariana
Outros serviços e especialidades: