Cirurgia bucomaxilofacial: o que é ?
É a área da Odontologia que objetiva diagnosticar, acompanhar e tratar cirurgicamente os traumatismos e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e seus anexos, além das estruturas craniofaciais associadas.
A especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial encontra-se atualmente inserida, reconhecida e firmada no contexto do atendimento multidisciplinar em saúde, demonstrando por inúmeras vezes sua importância, capacidade e sobretudo eficiência na resolução dos casos em sua área de atuação.
O que realiza?
As áreas de competência da cirurgia bucomaxilofacial incluem diversos segmentos do campo cirúrgico. Enxertos, transplantes, reimplantes, biópsias, cirurgia com finalidade protética, ortodôntica e ortognática são alguns exemplos.
A cirurgia ortognática é uma grande aliada da especialidade de ortodontia. Em casos mais complexos, onde há discrepância no tamanho dos ossos maxilar e mandibular, a ortodontia alinhará corretamente os elementos dentários enquanto a cirurgia ortognática fará o correto reposicionamento dos ossos maxilar e mandibular.
O profissional é habilitado no diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e perirradiculares. Doenças das glândulas salivares, da articulação temporomandibular, lesões de origem traumática, malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e tumores benignos da cavidade bucal são também tratados com o cirurgião bucomaxilofacial.
Nos casos de tumores malignos da cavidade bucal, o tratamento é multidisciplinar. O cirurgião bucomaxilofacial atuará integrado à equipe de oncologia. Outro exemplo de interação multiprofissional é a colaboração com a equipe de neurologia em alguns distúrbios neurológicos.
A resposta ao tratamento
Para uma adequada resposta ao tratamento cirúrgico é importante que seja realizada uma avaliação multidisciplinar, garantindo maior assertividade e resolutividade.
A principal vantagem está no restabelecimento da função mastigatória do paciente, podendo também melhorar a estética facial, tornando o rosto mais harmônico.
A despeito de o tratamento bucomaxilofacial disponibilizar uma variedade terapêutica muito grande, criando uma boa solução para praticamente todos os casos, há de se ter especial atenção às condições clínicas do paciente. Por isso, uma avaliação odontológica criteriosa, no CEMOI clínica em Brasília, antes do procedimento cirúrgico garante uma recuperação mais adequada do paciente.
Benefícios pós-cirúrgico CEMOI Clínica
- Melhora da mastigação, deglutição e dicção;
- Melhora da dor crônica nas articulações temporomandibulares;
- Elimina ou melhora a apneia do sono (problemas respiratórios quando está dormindo).
- Soluciona o problema da mordida aberta (espaço entre os dentes de cima e os dentes de baixo, quando a boca está fechada);
- Melhora da aparência facial devolvendo sua harmonia;
- Resolve os traumas de face ou problemas congênitos; e
- Diminui a respiração bucal melhorando o problema da boca seca.
Artigo científico:
Qualidade de vida em pacientes com más oclusões
Outros serviços e especialidades: