Ortodontia: o que é ?
A Ortodontia é a área da Odontologia que estuda, previne e trata os problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento ósseo da face, os arcos dentários e a oclusão.
Engloba assim todas as disfunções dento-faciais. É a especialidade responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas.
Quais são os tipos e quando colocar?
A Ortodontia pode ser classificada em três tipos básicos, em relação ao momento da abordagem: preventiva, interceptativa e corretiva.
A preventiva evita possíveis problemas que acometem crianças durante o seu desenvolvimento ósseo facial e durante o início das trocas dos dentes de leite (decíduos) pelos permanentes. Nesses casos, normalmente é mais comum o emprego dos aparelhos móveis.
A interceptativa é usada para interromper o processo de formação do problema. O profissional diagnostica o início do desenvolvimento de um problema e planeja uma forma de interceptar para que ele não se agrave e se instale por completo. São problemas como posicionamento dos dentes e bases ósseas e de posicionamento lingual ou labial indesejados. Para isso, o especialista pode instalar tanto aparelhos móveis como aparelhos fixos.
A corretiva é aquela que age no problema já instalado, normalmente utilizada em adultos ou em adolescentes com a dentição permanente completa. Com a maloclusão desenvolvida, existirá muito mais trabalho para solucionar o problema. Em alguns casos é necessário o emprego de técnicas cirúrgicas.
A resposta ao tratamento
O objetivo do tratamento vai além da estética. Quando possuímos dentes desalinhados fica mais difícil fazer a higiene bucal. Com má higiene existem riscos de contrair doenças mais graves (Leia mais sobre Periodontia).
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora, no paciente adulto, alguns cuidados especiais devem ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes. Em alguns casos, pode ocorrer a contraindicação do tratamento.
A Ortodontia é bastante usada nos pacientes de mais idade, principalmente nos casos de reabilitação oral. As vezes é necessário reposicionar melhor os elementos dentários objetivando ganhar espaços para a colocação de implantes e próteses dentárias (Leia mais sobre Próteses Dentárias)
Ortodontia e seus benefícios
Conheça alguns dos principais benefícios do tratamento ortodôntico:
- Trata e previne as dores musculares que ocorrem durante a mastigação, causadas pela má oclusão;
- Evita problemas gastrointestinais;
- Melhora a dicção e a fala;
- Melhora a higienização bucal pelo alinhamento dos dentes;
- Eleva a autoestima;
- Melhora o desenho estético da face; e
- Evita problemas na articulação temporomandibular (ATM), como estalos, crepitações e dores articulares.
Artigo científico:
Outros serviços e especialidades: