Periodontia: a doença periodontal
A Periodontia é uma área odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, dos quais fazem parte o ligamento periodontal, o osso e a gengiva ao redor do elemento dental. É a base para inúmeras especialidades odontológicas. Muitas vezes, não é dada a devida importância, por exemplo, no momento de se realizar, um tratamento ortodôntico, implantes e próteses mais extensas.
Como construir uma casa sem antes examinar cuidadosamente o terreno onde ela será construída?
A Periodontia lida exatamente com o “terreno”, pois é no tecido periodontal de suporte dentário que os implantes e próteses serão fixados, onde será feita a movimentação ortodôntica, sendo imprescindível a manutenção da saúde dessa região.
Atinge mais da metade da população brasileira
Essa doença é bem mais comum do que se pensa, segundo a sociedade brasileira de periodontia (SOBRAPE), dados comprovam que as doenças periodontais atingem cerca de 75% da população acima de 25 anos de idade, este índice é extremamente alto.
É importante salientar que a doença periodontal não tem cura. Elas devem ser tratadas e mantidas sob constante manutenção. O paciente deve fazer reavaliações periódicas com seu periodontista. Lembrando sempre que o paciente é o principal responsável pela manutenção do sucesso do tratamento, pois só ele poderá controlar diariamente a formação de placa bacteriana (biofilme) e, consequentemente, manter a doença inativa e sob controle.
Os riscos são ainda maiores para os portadores de doenças periodontais. A doença possui estreita relação com uma série de problemas sistêmicos como: doenças cardiovasculares (infarto), doenças respiratórias (pneumonias, rinites, sinusite) e acidente vascular cerebral – AVC (derrames).
Além disso, a osteoporose, diabetes mellitus, abscesso cerebral, risco de partos prematuros e abortos espontâneos possuem relatos científicos que comprovam essa relação.
Fique atendo aos sintomas
Dependendo do estágio em que a doença se encontra, observa-se uma série de implicações que demonstram um agravo da doença periodontal. Relacionamos as principais, contudo, apenas um profissional habilitado poderá fechar o diagnóstico e conduzir adequadamente o tratamento.
- Sangramentos e inflamações na gengiva (gengivas vermelhas, inchadas e lisas);
- Presença de cálculo dental (tártaro);
- Halitose (mau hálito) persistente e presença de pus;
- Dentes amolecidos (mobilidade dental); e
- Exposição da raiz de alguns dentes (o dente fica maior, pois a gengiva se afasta do dente – retração gengival).
Benefícios do tratamento
A doença periodontal é uma das principais causas de perda dentária, gerando problemas funcionais e estéticos. Os benefícios do tratamento da doença periodontal relaciona-se diretamente com a saúde, o bem-estar, a autoestima do paciente, a prevenção e tratamento multidisciplinar dos(as):
- Doenças cardiovasculares isquêmicas;
- Doenças respiratórias;
- Diabetes mellitus; e
- Nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso.
Artigo científico:
Tratamento periodontal e bem-estar: um estudo qualitativo
Outros serviços e especialidades: