Reabilitação oral e a melhora da condição funcional do paciente
A reabilitação oral protética desenvolve ou cria uma condição funcional mastigatória, fonética e estética. Faz-se necessário quando as estruturas bucais encontram-se danificadas ou perdem sua utilidade devido a traumas ou patologias.
A prótese pode ser unitária, parcial ou total, fixa ou removível, suportada por dentes remanescentes, pela mucosa ou por implantes. Dependendo do grau de comprometimento das estruturas, o profissional indicará a melhor técnica para cada caso.
A melhora da qualidade de vida e a prevenção de doenças futuras é o principal objetivo da reabilitação oral.
Problemas relacionados a sobrecarga muscular e dental
Temos que ter em mente que a perda de um dente posterior, pode levar a movimentação dos dentes adjacentes para o espaço deixado. Isso altera o posicionamento da arcada, podendo levar o paciente a desenvolver o hábito de mastigar apenas do lado oposto ao dente perdido, sobrecarregando a musculatura e a dentição.
A perda dos dentes pode ocasionar problemas estruturais e causar dores musculares e estalos na articulação temporomandibular. Outros problemas associados à dentição precária são os desgastes excessivos dos dentes adjacentes pela má oclusão, dificuldade na mastigação, problemas digestivos e perda óssea periférica.
O fato é que as reabilitações orais complexas tem melhores resultados quando tratadas dentro de uma visão multidisciplinar. O planejamento reconstrutivo torna-se mais assertivo contribuindo para restabelecer a harmonia perdida ou criá-la onde nunca existiu.
O acompanhamento de fisioterapeuta e fonoaudiólogo potencializa a readaptação dentária, muscular e da fala. É a melhor maneira de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas.
Fique atento…
Os principais candidatos a reabilitação oral são aqueles que apresentam a falta de vários dentes. Logicamente qualquer perda de dental deve ser restabelecida, porém quanto maior a quantidade perdida, pior será o prognóstico.
Os pacientes que tenham problemas digestivos como o refluxo ou a gastrite também estão são candidatos à reabilitação. Neste caso, o motivo é a desmineralização do esmalte dental, que acaba causando desgaste excessivo e hipersensibilidade.
As pessoas que durante a mastigação sentem estalos ou mesmo dores musculares também devem procurar ajuda de um profissional.
Benefícios da reabilitação oral
Os principais benefícios após o tratamento odontológico após a reabilitação oral:
- Devolve as funções mastigatória, estética e fonética dos dentes;
- Evita problemas musculares e da ATM (Leia mais sobre);
- Previne problemas digestivos;
- Evita o desgaste e a sensibilidade dentária;
- Evita desordens oclusais; e
- Melhora a autoestima e o convívio social.
Artigo científico:
Journal of Oral Rehabilitation
Outros serviços e especialidades: